quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Projeto Sarará Crioulo - Sim, negrx sou!

Oi, gente!

O dia da consciência negra além de ser um dia marcado pelas comemorações em homenagem a Zumbi, deve ser um dia de debate e reflexão sobre as questões desse grupo étnico racial. Sabemos que existem pessoas que gostariam que nós nos desclassificássemos , que dizem que nós devemos apenas nos enxergar como humanos e ponto final. Eu acho ótimo que os humanos se tratem como irmãos, se tratem como humanos, mas nunca, em tempo algum acho que isso deve significar que eu deva negar a minha cor, dizer que não sou negra, que sou apenas humana. Eu devo ter consciência da história que essa cor carrega, eu devo ter consciência de que minha cor implica da ideia que o mundo faz de mim, da ideia que eu faço de mim. Por isso, é importante sim afirmar para sociedade que na hora de nos segregar não nos vê como humanos, que sim, negrxs somos! Quantas pessoas já foram questionadas por se auto declararem negras? Quantas já ouviram alguns dizerem em tom de compensação "Ah, mas você é moreninha/parda/amarelinha". O projeto sarará crioulo dessa semana, traz os diversos tons e uma única certeza: Sim, negrx somos!


Maria Elizabeth

Tâmara Monteiro do canal Recacheando

Aline Silva

Talita Mustaine

Blinia Messias

Eva Lima escreve na página Pequena Eva- By Eva Lima no facebook  


Lucas Soares e a plaquinha mais linda

Geisa Ponce e Rosivaldo Ferreira

Daniel Vieira - futuro pedagogo

Geisa Ponce







“Desde que era impossível livrar-me de um complexo inato, decidi me afirmar como NEGRO. Desde que o outro hesitava em me reconhecer, só havia uma solução: fazer-me reconhecer” Fanon, Franz - Peles Negras, Máscaras Brancas. 


B.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

365 dias de consciência humana?

As professoras dizerem na sala de aula que "todos somos iguais" e não combater a situação, nunca me livrou de sofrer racismo.

Dia da consciência negra, sim! Sua consciência humana nunca me fez saber da existência de Solano Trindade na escola, nunca me fez aprender em uma aula que o negro resistiu, nunca me ensinou que princesa Isabel não era a redentora. Por falar nisso, por que o dia da Abolição não incomoda tanto quanto o dia da consciência negra? Será por que a personagem principal do acontecimento histórico era uma princesa branca? Sua consciência humana não fez os personagens históricos negros aparecerem no meu livro de história, sua consciência humana não tirou esse grupo da posição de subalternidade. Sua consciência humana não levou os negros recém saídos das casas grandes para o mercado de trabalho, não livrou os meus ancestrais de subirem para os morros por falta de opção, sua consciência humana não livra meninos pretos de serem mortos por estarem em um beco escuro, não livra qualquer negro de ser suspeito, não me livra de olharem estranho pro meu cabelo livre de processo químico.




 Sua consciência humana não livra os cotistas negros de ouvir de gente sem informação, sem conhecimento histórico dizer que cotas são ações racistas. Sua consciência humana não me livra, não me encanta, não me serve de nada. Sua consciência humana serve pra abafar o caso, pra não ver preto falando com propriedade sobre sua própria condição. Sua consciência humana serve pra alienar outros pretos que se negam a se reconhecer como tal, que não percebem que sua negritude os exclui de alguns espaços, que seus traços ainda são um empecilho. Sua consciência humana serve pra você, que fica incomodado quando você não é a estrela da festa. Sua consciência humana é por que você não quer reconhecer sua posição de privilegiado e é melhor desmobilizar do que unir forças, mesmo quando o assunto não é sobre você.
Eu quero que se lasque sua consciência humana. Eu quero dia do preto, dia pobre, do cigano,do favelado, do viado, da sapatão,da travesti e do nordestino. Quero dia de gente que ainda é invisível por uma sociedade que prefere não falar sobre o assunto, que prefere dizer que todos somos iguais pra não ter que olhar pros direitos de quem ainda não tem tantos direitos assim.

Sua consciência humana, me dá asco.


Bruna de Paula Pereira.

domingo, 27 de outubro de 2013

Projeto Sarará Crioulo- Meu cabelo não se define


Olá, queridos!
Toda semana aqui no blog, seremos presenteados com uma postagem do Projeto Sarará Crioulo. Meus sararás e crioulos mais lindos do facebook toda semana irão me mandar fotos com um tema determinado.O tema da semana é: Meu cabelo não se define. O projeto Sarará Crioulo tem a intenção de mostrar aquela gente linda que não está estampada nas capas de revistas. Mas como aqui no nosso blog, o conteúdo "é nós",  vamos apresentar sem mais delongas esse povo lindo que se encontra no grupo: "Sarará Crioulo" no facebook.

Tema: Meu cabelo não se define

Poderíamos aqui ficar definindo o que ele significa ou correndo atrás de definição de cachos em cabelos tão singulares. Mas o nosso crespo, não se define.


Paula Miguel

"Sou herdeira de Zumbi, nasci no meio dos cafezais ou dentro de algum navio negreiro, ou até mesmo dentro de uma senzala. Talvez seja filha de algum senhor de engenho, ou de um ser humano acorrentado cheio de marcas de chibatadas pelo corpo. Não trago marcas físicas da escravidão a não ser minha raça, minha herança. Em meu corpo trago muito mais do que uma sensualidade arraigada ao negro, trago meus cabelos crespos que contam uma grande história, que são também um movimento político contra uma sociedade que sempre me escravizou com seus produtos e seus modismos, trago passos de um povo que lutou e sustentou um país, trago minha negritude, negritude, negritude!!!"







Raíssa Campos

"Então, gente, meu cabelo é 4-alguma coisa (desisti de tentar classificar rs) e tem uma enooooorme dificuldade em definir, embora eu já tenha tentado praticamente todas as técnicas destinadas a esse fim. Sim, eu hidrato ele o suficiente. Não, ele não está ressecado. A maior parte das pessoas liga a falta de definição à falta de hidratação, mas acho que o que temos que aceitar é que cada cabelo e único e nem sempre todos formam cachos "perfeitos". O que importa é termos cabelos saudáveis, porque isso sim define a beleza dos fios, e não só a definição. Espero que eu mesma consiga aceitar isso e parar de brigar com meu crespinho com tanta frequência. hahaTudo de crespo pra todos, bjão. :D"



Rosangela Jose 

"Voltar a usar meu cabelo natural me trouxe uma consciência maior sobre mim, sem contar
a beleza que é, eu amo meu cabelo."





Tâmara Monteiro

"Precisei me perder por completo pra me fazer inteira de uma vez por todas. Hoje não sou uma desconhecida no espelho. Não mais! Hoje todas as curvas do meu pensamento me colorem por fora e por dentro. Pintam em letras bem grandes: sou livre!"



Hosana Netto


"Meu cabelo me representa... Representa o que eu sou, o que eu vivo e o que eu defendo. 


6 meses em transição e 9 meses de BC "


Elói Ferreira

 "Minha moldura natural sua expressão às vezes é fora do normal."

João Pedro

"Eu encontrei minha identidade, ter esse cabelo e essa pele escura é um orgulho pra mim. Eu amo meu crespo."



Bruna de Paula

 "Não fui ensinada a gostar do que eu via no espelho. Cheguei até aqui através de uma forte reflexão sobre minha identidade e hoje me sinto feliz por servir de exemplo pra outras meninas e mulheres pretas"


Lucas Domingues

""Negro é tudo de bom! A pele é linda, os dentes são lindos, são fortes... Mas o cabelo.. É a unica coisa que tem de ruim!"
Isso foi o que eu escutei de uma ex-colega de trabalho, logo retruquei ela e disse que ela estava equivocada, pois meu cabelo não é ruim. Ela ficou sem jeito de eu ter dito isso, e ela tentou se explicar dizendo "não é eu que digo, várias 'pessoas de cor'" que eu conheço reclamam disso. Tem tudo perfeito, menos o cabelo." 
Esse tipo de colocação, é que me faz seguir cuidando e deixando meu cabelo crescer. A sociedade estereotipada que vivemos diz que negros tem usar cabelo raspado e negras cabelo alisado. Com as pessoas que converso, colegas e amigos da faculdade, tento esclarecer e deixar o máximo claro o quando me importo com o meu cabelo. Aos poucos estou definindo uma personalidade e me fazendo ser aceito. Hoje posso falar com certeza de que o meu cabelo tem muitos admiradores."






Curtiram?

Compartilhe! Ensine, crespo é lindo.

Se inscreve no nosso canal no youtube: Cultura Upload

Beijos!

B.



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Um aviso: A moça ao lado não é sua inimiga



Moça, embora toda vida tenham feito você acreditar. A moça ao lado não é sua inimiga. 
Ela também teve um dia difícil
Ela também vive as mesmas inseguranças que você
Ela também não se acha bonita todos os dias
Vocês não tem motivos para disputar com ela
Sim, a sociedade fez você acreditar que vocês tem que disputar
Disputar o quê?
Nós estamos no mesmo barco
Todos os dias lutando por afirmação
Nós não somos inimigas
Nós precisamos sempre, umas das outras
Te fizeram acreditar que "muita mulher junta, dá problema mesmo"
Raciocinando dessa forma, você não precisou exercitar alteridade
Não precisou praticar compreensão
Você passou a achar que toda mulher, é uma inimiga em potencial
Não acredite nisso, moça
Nós passamos pelas mesmas coisas
E podemos passar muito melhor por elas, se estivermos juntas
Não acredite nesse fantasma da mulher inimiga
Isso é invenção da estrutura patriarcal pra nos dividir, desunir e desmobilizar.

Avancemos, moças!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Novidades!








Olá, gente! Tudo bem com vocês? Então, estou aqui para anunciar que o nosso querido blog agora também será um canal no youtube. Vamos continuar trocando ideias. E o que vai ter? Clica aí no vídeo e confere a apresentação do canal. 






Beijos, B.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Fábulas da realidade



Existiu aqui uma menina magrela cheia de medos
Existiu uma menina que nem sabia que existia
Que não se entendia 
Sabia que preta era sua cor
Mas não sabia que fazia parte de um processo embranquecedor 
Que lhe fez durante 20 anos achar comum querer ter um cabelo que não o seu
O que mais esse processo poderia lhe sugerir? Afinar o nariz com plástica? Passar cremes clareadores de pele e bloqueadores de melanina?
Não me lembro muito bem quando foi, mas um dia a menina resolveu dizer não
E foi incomodando o mundo mostrando uma imagem que não era agradável, tinham raízes de história sobressaindo a retidão processada a base de hidróxido de sódio...
Ela resistiu.
Um belo dia resolveu aniquilar aquela extensão que não representava o que estava vindo de dentro
O grito de suas raízes, de sua história
Naquele dia se iniciou um novo ciclo em sua vida
Um ciclo de segurança, de questionamento e de expressão de opinião
Ninguém mais via a menina apenas como uma magrela com medo de tudo
Ela tinha algo a mais, as pessoas paravam pra ouvir...
A menina tinha medos, mas agora falava deles abertamente, tinha resgatado tudo de si que estava escondido dentro dela própria. Tinha adquirido força e beleza, se sentia uma mulher.
Hoje a menina vive seus dias a desfrutar dos prazeres que é ser ela mesma em tempo integral.

Não se trata apenas de cabelo. Quando há reflexão, tudo em você muda. O mundo a sua volta muda. Experimente!


@bruna_depaulla

domingo, 4 de agosto de 2013

Não corra atrás de homem

"Não corra atrás de homem,isso é feio"

Isso mesmo, esperem que o pai de vocês escolha um bom pretendente que pague um bom dote por você.
Não sei vocês, mas quando ouço alguém dizer isso, me sinto vivendo em uma civilização medieval.

Correndo desse tipo de opinião.


Deveríamos nós apenas andarmos penteadas, perfumadas e maquiadas a espera de um olhar, de alguém que venha e diga: "EU ESCOLHO VOCÊ!"? E sendo assim, se contentar, afinal, você não pode escolher, é melhor não correr o risco de acabar não sendo escolhida novamente.

"Não corra atrás de homem", poderia ser uma mensagem sobre ter auto-estima e não rastejar atrás de alguém que não tem o menor interesse em você. Mas com o "isso é feio" no complemento da frase, me pareceu apenas uma mensagem de: "controle sua xoxota, a sociedade não pode desconfiar que você tem desejos, que tem iniciativa, que não precisa esperar ser escolhida."

Devemos lutar contra essa cultura que quer nos rebaixar a bibelôs, que ficam lindos e imóveis, sem voz e sem vez a espera do dia que a sorte resolver mudar a nosso favor. Que tomar ou não iniciativa seja apenas uma opção sua e não uma tentativa de corresponder as expectativas de uma sociedade que não suporta ver que existem mulheres que estão simplesmente cagando pra todas essas regras cagadas.




Espero que um dia as princesistas experimentem só um pouquinho da sensação do que é fazer algo que tem vontade, duvido que vão querer ter outra vida. Porque tem gente que só julga o comportamento do outro, por falta de coragem de fazer o mesmo.



Bruna de Paula Pereira.

@bruna_depaulla