quarta-feira, 23 de outubro de 2013
Um aviso: A moça ao lado não é sua inimiga
Moça, embora toda vida tenham feito você acreditar. A moça ao lado não é sua inimiga.
Ela também teve um dia difícil
Ela também vive as mesmas inseguranças que você
Ela também não se acha bonita todos os dias
Vocês não tem motivos para disputar com ela
Sim, a sociedade fez você acreditar que vocês tem que disputar
Disputar o quê?
Nós estamos no mesmo barco
Todos os dias lutando por afirmação
Nós não somos inimigas
Nós precisamos sempre, umas das outras
Te fizeram acreditar que "muita mulher junta, dá problema mesmo"
Raciocinando dessa forma, você não precisou exercitar alteridade
Não precisou praticar compreensão
Você passou a achar que toda mulher, é uma inimiga em potencial
Não acredite nisso, moça
Nós passamos pelas mesmas coisas
E podemos passar muito melhor por elas, se estivermos juntas
Não acredite nesse fantasma da mulher inimiga
Isso é invenção da estrutura patriarcal pra nos dividir, desunir e desmobilizar.
Avancemos, moças!
terça-feira, 22 de outubro de 2013
Novidades!
Olá, gente! Tudo bem com vocês? Então, estou aqui para anunciar que o nosso querido blog agora também será um canal no youtube. Vamos continuar trocando ideias. E o que vai ter? Clica aí no vídeo e confere a apresentação do canal.
Beijos, B.
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Fábulas da realidade
Existiu aqui uma menina magrela cheia de medos
Existiu uma menina que nem sabia que existia
Que não se entendia
Sabia que preta era sua cor
Mas não sabia que fazia parte de um processo embranquecedor
Que lhe fez durante 20 anos achar comum querer ter um cabelo que não o seu
O que mais esse processo poderia lhe sugerir? Afinar o nariz com plástica? Passar cremes clareadores de pele e bloqueadores de melanina?
Não me lembro muito bem quando foi, mas um dia a menina resolveu dizer não
E foi incomodando o mundo mostrando uma imagem que não era agradável, tinham raízes de história sobressaindo a retidão processada a base de hidróxido de sódio...
Ela resistiu.
Um belo dia resolveu aniquilar aquela extensão que não representava o que estava vindo de dentro
O grito de suas raízes, de sua história
Naquele dia se iniciou um novo ciclo em sua vida
Um ciclo de segurança, de questionamento e de expressão de opinião
Ninguém mais via a menina apenas como uma magrela com medo de tudo
Ela tinha algo a mais, as pessoas paravam pra ouvir...
A menina tinha medos, mas agora falava deles abertamente, tinha resgatado tudo de si que estava escondido dentro dela própria. Tinha adquirido força e beleza, se sentia uma mulher.
Hoje a menina vive seus dias a desfrutar dos prazeres que é ser ela mesma em tempo integral.
Não se trata apenas de cabelo. Quando há reflexão, tudo em você muda. O mundo a sua volta muda. Experimente!
@bruna_depaulla
Marcadores:
black power,
cabelo crespo,
identidade,
mulher negra,
transição
domingo, 4 de agosto de 2013
Não corra atrás de homem
"Não corra atrás de homem,isso é feio"
Isso mesmo, esperem que o pai de vocês escolha um bom pretendente que pague um bom dote por você.
Não sei vocês, mas quando ouço alguém dizer isso, me sinto vivendo em uma civilização medieval.
Deveríamos nós apenas andarmos penteadas, perfumadas e maquiadas a espera de um olhar, de alguém que venha e diga: "EU ESCOLHO VOCÊ!"? E sendo assim, se contentar, afinal, você não pode escolher, é melhor não correr o risco de acabar não sendo escolhida novamente.
"Não corra atrás de homem", poderia ser uma mensagem sobre ter auto-estima e não rastejar atrás de alguém que não tem o menor interesse em você. Mas com o "isso é feio" no complemento da frase, me pareceu apenas uma mensagem de: "controle sua xoxota, a sociedade não pode desconfiar que você tem desejos, que tem iniciativa, que não precisa esperar ser escolhida."
Devemos lutar contra essa cultura que quer nos rebaixar a bibelôs, que ficam lindos e imóveis, sem voz e sem vez a espera do dia que a sorte resolver mudar a nosso favor. Que tomar ou não iniciativa seja apenas uma opção sua e não uma tentativa de corresponder as expectativas de uma sociedade que não suporta ver que existem mulheres que estão simplesmente cagando pra todas essas regras cagadas.
Espero que um dia as princesistas experimentem só um pouquinho da sensação do que é fazer algo que tem vontade, duvido que vão querer ter outra vida. Porque tem gente que só julga o comportamento do outro, por falta de coragem de fazer o mesmo.
Bruna de Paula Pereira.
@bruna_depaulla
Isso mesmo, esperem que o pai de vocês escolha um bom pretendente que pague um bom dote por você.
Não sei vocês, mas quando ouço alguém dizer isso, me sinto vivendo em uma civilização medieval.
![]() |
| Correndo desse tipo de opinião. |
Deveríamos nós apenas andarmos penteadas, perfumadas e maquiadas a espera de um olhar, de alguém que venha e diga: "EU ESCOLHO VOCÊ!"? E sendo assim, se contentar, afinal, você não pode escolher, é melhor não correr o risco de acabar não sendo escolhida novamente.
"Não corra atrás de homem", poderia ser uma mensagem sobre ter auto-estima e não rastejar atrás de alguém que não tem o menor interesse em você. Mas com o "isso é feio" no complemento da frase, me pareceu apenas uma mensagem de: "controle sua xoxota, a sociedade não pode desconfiar que você tem desejos, que tem iniciativa, que não precisa esperar ser escolhida."
Devemos lutar contra essa cultura que quer nos rebaixar a bibelôs, que ficam lindos e imóveis, sem voz e sem vez a espera do dia que a sorte resolver mudar a nosso favor. Que tomar ou não iniciativa seja apenas uma opção sua e não uma tentativa de corresponder as expectativas de uma sociedade que não suporta ver que existem mulheres que estão simplesmente cagando pra todas essas regras cagadas.
Espero que um dia as princesistas experimentem só um pouquinho da sensação do que é fazer algo que tem vontade, duvido que vão querer ter outra vida. Porque tem gente que só julga o comportamento do outro, por falta de coragem de fazer o mesmo.
Bruna de Paula Pereira.
@bruna_depaulla
quinta-feira, 25 de julho de 2013
Dia 25/07: Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha
O que vocês não sabem é que antes eu vivia todas as implicações de ser mulher e negra na sociedade, mas não tinha compreensão real do que isso significava.
Um dia eu descobri que pelo fato de eu ser mulher, a sociedade se achava no direito de escolher por mim, escolher como eu devo me vestir, com quem eu devo andar, como devo me comportar, quando devo me casar...
Descobri que sendo mulher e negra, eu teria mais dificuldades para arrumar emprego, que teria uma vida inteira de preocupação com os homens negros e honestos da minha família, viver a cada dia o medo de perdê-los porque a sociedade acha que eles são um risco apenas pela cor que eles tem, que existem pessoas que acham que minhas demandas são pedidos de privilégios e não de direitos que me foram anulados desde o dia em que eu nasci.
Descobri que se eu for bonita, eu vou ser sempre tratada como exceção, com comentários do tipo: Nossa, você é uma negra muito bonita.
Descobri também que o meu cabelo assumidamente crespo pra alguns vai me colocar na posição de exótica, étnica ou pessoa que está querendo aderir a uma moda. Descobri que se você fizer parte de algum grupo que é minoria em direitos sociais, você vai precisar estudar e ler muito pra responder pra algumas pessoas porque sua luta é uma luta contínua.
Pra algumas pessoas, a luta da mulher é sem sentido: "Vocês já trabalham fora e votam, querem mais o que?"
Pra outros a luta do negro não faz sentido também, segundo eles, a abolição nos colocou em pé de igualdade com o homem branco.
A luta da mulher negra não deve ser invisibilizada, nós ainda temos muito o que transformar.
A vida é um processo contínuo de militância, nunca se deve parar, nunca...
Por: Bruna de Paula
"Não fomos vencidas pela anulação social, sobrevivemos à ausência na novela e no comercial ,
O sistema pode até me transformar em empregada, mas não pode me fazer raciocinar como criada;
Enquanto mulheres convencionais lutam contra o machismo, as negras duelam para vencer o machismo, o preconceito e o racismo;
Lutam para reverter o processo de aniquilação que encarceram afro-descendentes em cubículos na prisão;
Não existe a Lei Maria da Penha que nos proteja da violência de nos submeter aos cargos de limpeza; " Yzálu
sexta-feira, 5 de julho de 2013
Celebração de raiz
Canto hoje a beleza
A beleza que foi seqüestrada
A beleza que foi trazida
A beleza que lutou
Que resistiu
A beleza que construiu
Canto hoje a beleza que eu não conhecia
Das raízes que eu escondia
Da identidade que eu não compreendia
Canto hoje essa beleza
Canto alto
Canto com orgulho e reconheço
Canto a beleza de quem sofreu
Canto a beleza de quem chorou
Canto a beleza de quem sonhou
Canto a beleza de quem conquistou
Canto alto essa raiz
Canto alto essa memória
Canto alto minha história
Pra que vejam o que sou
Bato forte o pé no chão
Rodo e canto com amor
A beleza da história
É essência do que sou.
Bruna de Paula Pereira
quarta-feira, 5 de junho de 2013
Bonde das Cacheadas
Então, tem uma galera que sabe que eu sou ativista do movimento natural hair, como participo de vários grupos na internet de meninas que vestem a mesma camisa, acabo ficando meio pirada com todas as informações e dicas. Como minha mente nunca descansa, hoje enquanto eu passava a hidratação no cabelo me veio um: enluvaaando, enluvaaando... Na cabeça e aí eu resolvi fazer essa paródia que em breve terá mp3 e vídeo (então, nem pense em copiar a composição da coleguinha,viu?). Sempre bom fazer uma ameaça, já que a internet é terra de ninguém. hahaha
O bonde das cacheadas é a nova sensação
E pra, e pra começar bepantol na hidratação
Faz a hidratação, vaaai, faz a hidratação vaai
A pedido das crespinhas ela vem umectando
Vem manteiga e óleo de coco u-u-umectando
Fazendo um aquecimento
Os fios vão se encorpando
Cacheadas passam creme
Enluvaaando, enluvaaando
As crespas e cacheadas
Vem mostrando o jeito novo
Bota o cabelo pro alto
Joga o black pro povo
Joga o black pro povo
Bruna de Paula Pereira
@bruna_depaulla
O bonde das cacheadas é a nova sensação
E pra, e pra começar bepantol na hidratação
Faz a hidratação, vaaai, faz a hidratação vaai
A pedido das crespinhas ela vem umectando
Vem manteiga e óleo de coco u-u-umectando
Fazendo um aquecimento
Os fios vão se encorpando
Cacheadas passam creme
Enluvaaando, enluvaaando
As crespas e cacheadas
Vem mostrando o jeito novo
Bota o cabelo pro alto
Joga o black pro povo
Joga o black pro povo
Bruna de Paula Pereira
@bruna_depaulla
Assinar:
Postagens (Atom)





