domingo, 4 de agosto de 2013

Não corra atrás de homem

"Não corra atrás de homem,isso é feio"

Isso mesmo, esperem que o pai de vocês escolha um bom pretendente que pague um bom dote por você.
Não sei vocês, mas quando ouço alguém dizer isso, me sinto vivendo em uma civilização medieval.

Correndo desse tipo de opinião.


Deveríamos nós apenas andarmos penteadas, perfumadas e maquiadas a espera de um olhar, de alguém que venha e diga: "EU ESCOLHO VOCÊ!"? E sendo assim, se contentar, afinal, você não pode escolher, é melhor não correr o risco de acabar não sendo escolhida novamente.

"Não corra atrás de homem", poderia ser uma mensagem sobre ter auto-estima e não rastejar atrás de alguém que não tem o menor interesse em você. Mas com o "isso é feio" no complemento da frase, me pareceu apenas uma mensagem de: "controle sua xoxota, a sociedade não pode desconfiar que você tem desejos, que tem iniciativa, que não precisa esperar ser escolhida."

Devemos lutar contra essa cultura que quer nos rebaixar a bibelôs, que ficam lindos e imóveis, sem voz e sem vez a espera do dia que a sorte resolver mudar a nosso favor. Que tomar ou não iniciativa seja apenas uma opção sua e não uma tentativa de corresponder as expectativas de uma sociedade que não suporta ver que existem mulheres que estão simplesmente cagando pra todas essas regras cagadas.




Espero que um dia as princesistas experimentem só um pouquinho da sensação do que é fazer algo que tem vontade, duvido que vão querer ter outra vida. Porque tem gente que só julga o comportamento do outro, por falta de coragem de fazer o mesmo.



Bruna de Paula Pereira.

@bruna_depaulla

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Dia 25/07: Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha





Eu nasci negra, eu sei que isso é um pouco óbvio. Também nasci mulher, creio que vocês também saibam disso.
O que vocês não sabem é que antes eu vivia todas as implicações de ser mulher e negra na sociedade, mas não tinha compreensão real do que isso significava. 
Um dia eu descobri que pelo fato de eu ser mulher, a sociedade se achava no direito de escolher por mim, escolher como eu devo me vestir, com quem eu devo andar, como devo me comportar, quando devo me casar...
Descobri que sendo mulher e negra, eu teria mais dificuldades para arrumar emprego, que teria uma vida inteira de preocupação com os homens negros e honestos da minha família, viver a cada dia o medo de perdê-los porque a sociedade acha que eles são um risco apenas pela cor que eles tem, que existem pessoas que acham que minhas demandas são pedidos de privilégios e não de direitos que me foram anulados desde o dia em que eu nasci.
Descobri que se eu for bonita, eu vou ser sempre tratada como exceção, com comentários do tipo: Nossa, você é uma negra muito bonita.
Descobri também que o meu cabelo assumidamente crespo pra alguns vai me colocar na posição de exótica, étnica ou pessoa que está querendo aderir a uma moda. Descobri que se você fizer parte de algum grupo que é minoria em direitos sociais, você vai precisar estudar e ler muito pra responder pra algumas pessoas porque sua luta é uma luta contínua.
Pra algumas pessoas, a luta da mulher é sem sentido: "Vocês já trabalham fora e votam, querem mais o que?"
Pra outros a luta do negro não faz sentido também, segundo eles, a abolição nos colocou em pé de igualdade com o homem branco.
A luta da mulher negra não deve ser invisibilizada, nós ainda temos muito o que transformar.

A vida é um processo contínuo de militância, nunca se deve parar, nunca...

Por: Bruna de Paula


"Não fomos vencidas pela anulação social, sobrevivemos à ausência na novela e no comercial ,
O sistema pode até me transformar em empregada, mas não pode me fazer raciocinar como criada;
Enquanto mulheres convencionais lutam contra o machismo, as negras duelam para vencer o machismo, o preconceito e o racismo;
Lutam para reverter o processo de aniquilação que encarceram afro-descendentes em cubículos na prisão;
Não existe a Lei Maria da Penha que nos proteja da violência de nos submeter aos cargos de limpeza; " Yzálu


sexta-feira, 5 de julho de 2013

Celebração de raiz

Canto hoje a beleza
A beleza que foi seqüestrada
A beleza que foi trazida
A beleza que lutou
Que resistiu
A beleza que construiu
Canto hoje a beleza que eu não conhecia
Das raízes que eu escondia
Da identidade que eu não compreendia
Canto hoje essa beleza
Canto alto
Canto com orgulho e reconheço
Canto a beleza de quem sofreu
Canto a beleza de quem chorou
Canto a beleza de quem sonhou
Canto a beleza de quem conquistou
Canto alto essa raiz
Canto alto essa memória
Canto alto minha história
Pra que vejam o que sou
Bato forte o pé no chão
Rodo e canto com amor
A beleza da história
É essência do que sou.





Bruna de Paula Pereira

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Bonde das Cacheadas

Então, tem uma galera que sabe que eu sou ativista do movimento natural hair, como participo de vários grupos na internet de meninas que vestem a mesma camisa, acabo ficando meio pirada com todas as informações e dicas. Como minha mente nunca descansa, hoje enquanto eu passava a hidratação no cabelo me veio um: enluvaaando, enluvaaando... Na cabeça e aí eu resolvi fazer essa paródia que em breve terá mp3 e vídeo (então, nem pense em copiar a composição da coleguinha,viu?). Sempre bom fazer uma ameaça, já que a internet é terra de ninguém. hahaha



O bonde das cacheadas é a nova sensação
E pra, e pra começar bepantol na hidratação
Faz a hidratação, vaaai, faz a hidratação vaai

A pedido das crespinhas ela vem umectando
Vem manteiga e óleo de coco u-u-umectando

Fazendo um aquecimento
Os fios vão se encorpando
Cacheadas passam creme
Enluvaaando, enluvaaando

As crespas e cacheadas
Vem mostrando o jeito novo
Bota o cabelo pro alto
Joga o black pro povo
Joga o black pro povo



Bruna de Paula Pereira

@bruna_depaulla

domingo, 7 de abril de 2013

Rotina de cuidados: Cuidando do seu cabelo em casa.

Olá, algumas pessoas se sentem meio perdidas na hora de saber o que fazer para cuidar do cabelo em casa,quantas vezes por semana, como montar um cronograma de cuidado e quais produtos comprar. Por isso resolvi fazer essa postagem pra dar um help básico para o pessoal.

Para começar, precisamos entender algumas coisinhas:

Hidratação: reposição de água.

Os cremes a base de plantas e frutas, são os apropriados para essa fase do cronograma:  jaborandi, aloe vera, mix de frutas...

Nutrição: reposição de nutrientes

Para essa fase o indicado são cremes a base de óleos e manteigas ou óleos e manteigas vegetais: manteiga de karité, manteiga de cupuaçu, óleo de coco, abacate...

Reconstrução: Consiste em reestruturar o fio repondo aqueles componentes que lhes são naturais, como colágeno, queratina...

Para essa fase o indicado são cremes que tenham na sua base queratina, arginina, colágeno...

"Entendi, Bruna... mas como vou organizar isso agora?"
Então crianças, eu costumava seguir essa rotina aqui:


Mas depois que eu comecei a entender mais o meu cabelo, tenho diminuído as nutrições da última semana, meu cabelo reage melhor as hidratações do que as nutrições.

"Mas, Bruna, eu não tenho tempo, tenho trabalho, faculdade, estágio, missa, culto, filhos, papagaio, viagens inter galáticas, não tenho tempo pra isso, não..."

Bom, na verdade nem eu. Foi aí que eu lendo atrás do pote das máscaras, eu percebi que muitas são aquelas hidratações de 5 minutos, o que foi de fato uma salvação. Quando estou sem tempo faço o processo todo no banho e vejo muito mais resultado do que via quando deixava a hidratação por 40 minutos na cabeça.

"E agora, shampoo, condicionador, máscara, que cê faz, hein, Bruna?"

Eu faço o seguinte: Lavo meu cabelo com uma máscara anti resíduos ou com um shampoo sem sulfato, depois com a cabeça limpa, faço a hidratação (ou nutrição ou reconstrução), e depois lavo com o condicionador.

Ps. A máscara anti resíduos só deve ser usada a cada 15 dias por quem tem cabelos ressecados.


Para secar, eu dou preferência por uma camisa de algodão pra tirar o excesso e deixo secar naturalmente. O atrito das toalhas de banho convencionais com os fios são ocasionadores de frizz .

O blá blá blá tá cansativo, gentem? Olha, na prática é bem mais simples, escrito parece bicho de 7 cabeças, mas não é. Que tal um pouco de ilustração pra descansar um pouco da leitura cansativa?


Eu uso como máscara de hidratação esse creme da kanechon de abacate.




Meu crespinho ama esse creme, às vezes misturo uma colher de açúcar, sinto que o cabelo fica com uma definição bacana.



Para nutrição, no momento não estou usando uma máscara específica, tenho feito umectação com mel e óleo de coco.  Mas vou indicar essa máscara da haskel.

                                                           



E finalmente reconstrução:



Minha máscara anti resíduos (que eu uso para lavar o cabelo de 15 em 15 dias) é essa aqui:

O cheirinho de bala de hortelã é apaixonante... 



E o condicionador lindo, fofo, cheiroso e que eu amo tanto que uso até como leave in é esse (que infelizmente sairá de linha =/ )

Quem achar e quiser mandar de presente para humilde blogueira que vos escreve,tô aceitando...



Às vezes eu uso o yamasterol como condicionador.

Yasmasterol pra condicionar, pra finalizar, pra borrifar... só não serve pra comer!


Todos os produtos listados não contém petrolatum, parafina líquida ou óleo mineral em sua composição. Esses componentes sobrecarregam os fios e a longo prazo podem não ser saudáveis ao cabelo. Eu particularmente prefiro evitá-los, mas tem muitas meninas que usam cremes com esses componentes e não tem do reclamar.

Acho que meus cuidadinhos estão surtindo um bom efeito para o crescimento saudável do meu crespo amado.


Ps: Todas essas informações eu fui adquirindo em pesquisas em grupos sobre cabelos cacheados e crespos, blogs, vídeos do youtube e experiências pessoais.



Espero poder ter ajudado do vocês.

Fiquem com Deus, beijos da Bru.


domingo, 30 de dezembro de 2012

Uma história que ninguém nunca contou.


Eu nem sei por onde começar, mas em 2010 eu comecei a usar trança, estilo nagô e me apaixonei... 



Depois disso, toda vez que eu tirava as tranças e fazia chapinha, eu não me sentia eu, eu me via como mais uma negra de cabelo alisado na multidão e foi aí que eu resolvi fazer permanente pra ter cabelos cacheados. 
Tinha dias que o cabelo permanentado cacheava bem, mas isso aconteceu pouquíssimas vezes.

Fazia, ele cacheava a base de muito amassamento com creme de pentear, aquela ainda não era eu, então voltava sempre pras tranças (que eu amo). 
Até que fui apresentada a um grupo do facebook chamado: Amigas Cacheadas pela minha amiga Hosana Netto, e fiquei esperando que lá eu fosse arrumar uma solução definitiva que iria cachear meus cabelos, química, chá, remédio ou macumba, algo iria me ajudar. Quando cheguei lá eu vi que era um grupo que incentivava a libertação das químicas transformadoras e aí que eu tomei a decisão de entrar em transição... Desde novembro eu vinha lutando contra as duas texturas que estavam no meu cabelo, a parte relaxada e a parte natural crescida pedindo pra viver. 
Aqui a raiz já tinha crescido e eu estava quase ficando com uma tendinite de tanto amassar a parte alisada


Desde então muita gente me questionou, se eu não iria mais usar químicas e eu estava decidida, tinha aprendido a cuidar e amar o meu cabelo crespo.
Diante de toda a caminhada eu percebi que isso não era uma decisão pessoal, era uma decisão política, tinha a ver com a falta de reconhecimento étnico, eu uso químicas desde os 6 anos de idade, não sabia como era meu cabelo natural, nunca me foi dada essa alternativa, como se eu usar o meu cabelo fosse algum tipo de crime.Ninguém nunca me disse que eu tinha esse direito, direito de ser eu mesma. Eu tive que passar por uma profunda fase de aceitação, aceitar que eu era crespa e aceitar que meu crespo é um 4C, daquele que tem cachinhos bem apertadinhos. Não foi uma luta fácil, mas hoje pela manhã eu senti necessidade de me livrar daquelas duas texturas, então fui ao salão e mandei tirar, tirar tudo. A cabeleireira estava decepcionada, mas aquela era minha decisão, eu senti medo,mas eu precisava fazer aquilo. Agora eu tenho um cabelo 100% natural, não sei até quando, mas hoje foi o que eu achei ser o melhor pra mim. Eu sou expressão maravilhosa do que Deus sonhou, essa decisão não foi só por mim, não foi só uma mudança capilar, foi uma mudança de postura, foi minha contribuição para as crespas que vão nascer ou para aquelas que um dia possam pensar em se libertar. Sempre nos foi dito que não poderíamos ser do jeito que a gente nasceu, nunca foi uma escolha nossa, nós quase nunca representamos o belo, é preciso mudar isso..

Fim da transição, fiz meu big chop 28/12/12

As pessoas na minha família estão falando que é muita coragem, mas eu acho tão estranho isso de ter que ser corajoso pra ser quem você realmente é. Crescemos acreditando que é errado ser da maneira que somos e nos adaptamos a isso, alguns de nós nunca vai conseguir mudar essa mentalidade. O meu desejo é que quem conseguiu levante essa bandeira e dê ao mundo o seu recado.