domingo, 7 de abril de 2013

Rotina de cuidados: Cuidando do seu cabelo em casa.

Olá, algumas pessoas se sentem meio perdidas na hora de saber o que fazer para cuidar do cabelo em casa,quantas vezes por semana, como montar um cronograma de cuidado e quais produtos comprar. Por isso resolvi fazer essa postagem pra dar um help básico para o pessoal.

Para começar, precisamos entender algumas coisinhas:

Hidratação: reposição de água.

Os cremes a base de plantas e frutas, são os apropriados para essa fase do cronograma:  jaborandi, aloe vera, mix de frutas...

Nutrição: reposição de nutrientes

Para essa fase o indicado são cremes a base de óleos e manteigas ou óleos e manteigas vegetais: manteiga de karité, manteiga de cupuaçu, óleo de coco, abacate...

Reconstrução: Consiste em reestruturar o fio repondo aqueles componentes que lhes são naturais, como colágeno, queratina...

Para essa fase o indicado são cremes que tenham na sua base queratina, arginina, colágeno...

"Entendi, Bruna... mas como vou organizar isso agora?"
Então crianças, eu costumava seguir essa rotina aqui:


Mas depois que eu comecei a entender mais o meu cabelo, tenho diminuído as nutrições da última semana, meu cabelo reage melhor as hidratações do que as nutrições.

"Mas, Bruna, eu não tenho tempo, tenho trabalho, faculdade, estágio, missa, culto, filhos, papagaio, viagens inter galáticas, não tenho tempo pra isso, não..."

Bom, na verdade nem eu. Foi aí que eu lendo atrás do pote das máscaras, eu percebi que muitas são aquelas hidratações de 5 minutos, o que foi de fato uma salvação. Quando estou sem tempo faço o processo todo no banho e vejo muito mais resultado do que via quando deixava a hidratação por 40 minutos na cabeça.

"E agora, shampoo, condicionador, máscara, que cê faz, hein, Bruna?"

Eu faço o seguinte: Lavo meu cabelo com uma máscara anti resíduos ou com um shampoo sem sulfato, depois com a cabeça limpa, faço a hidratação (ou nutrição ou reconstrução), e depois lavo com o condicionador.

Ps. A máscara anti resíduos só deve ser usada a cada 15 dias por quem tem cabelos ressecados.


Para secar, eu dou preferência por uma camisa de algodão pra tirar o excesso e deixo secar naturalmente. O atrito das toalhas de banho convencionais com os fios são ocasionadores de frizz .

O blá blá blá tá cansativo, gentem? Olha, na prática é bem mais simples, escrito parece bicho de 7 cabeças, mas não é. Que tal um pouco de ilustração pra descansar um pouco da leitura cansativa?


Eu uso como máscara de hidratação esse creme da kanechon de abacate.




Meu crespinho ama esse creme, às vezes misturo uma colher de açúcar, sinto que o cabelo fica com uma definição bacana.



Para nutrição, no momento não estou usando uma máscara específica, tenho feito umectação com mel e óleo de coco.  Mas vou indicar essa máscara da haskel.

                                                           



E finalmente reconstrução:



Minha máscara anti resíduos (que eu uso para lavar o cabelo de 15 em 15 dias) é essa aqui:

O cheirinho de bala de hortelã é apaixonante... 



E o condicionador lindo, fofo, cheiroso e que eu amo tanto que uso até como leave in é esse (que infelizmente sairá de linha =/ )

Quem achar e quiser mandar de presente para humilde blogueira que vos escreve,tô aceitando...



Às vezes eu uso o yamasterol como condicionador.

Yasmasterol pra condicionar, pra finalizar, pra borrifar... só não serve pra comer!


Todos os produtos listados não contém petrolatum, parafina líquida ou óleo mineral em sua composição. Esses componentes sobrecarregam os fios e a longo prazo podem não ser saudáveis ao cabelo. Eu particularmente prefiro evitá-los, mas tem muitas meninas que usam cremes com esses componentes e não tem do reclamar.

Acho que meus cuidadinhos estão surtindo um bom efeito para o crescimento saudável do meu crespo amado.


Ps: Todas essas informações eu fui adquirindo em pesquisas em grupos sobre cabelos cacheados e crespos, blogs, vídeos do youtube e experiências pessoais.



Espero poder ter ajudado do vocês.

Fiquem com Deus, beijos da Bru.


7 comentários:

  1. Lindona! Adorei as dicas, estou à procura do Kanechom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em Mesquita eu acho com facilidade. Em Nova Iguaçu deve ter também em drogarias, os cremes mais baratos são mais fáceis de achar em drogarias do que em lojas de cosméticos.

      Excluir
  2. Own, seguindo todas asa dicas... Espero que tudo de certo em minha transição!

    ResponderExcluir
  3. Onde vc comprou essa máscara anti resíduos ??

    ResponderExcluir
  4. Super bem explicado. Vc escreve super bem! Gostei da explicações!

    ResponderExcluir